O que é matelassê? Conheça esse estilo de costura clássica

Você já ouviu falar da costura matelassê? Essa costura clássica está presente no mundo da moda desde muito tempo e compõe uma textura clássica e elegante que oferece uma sensação de um tecido macio e acolchoado. Esse tecido faz jus a seu nome, que do francês tem o significado literal de acolchoado.

A técnica é muito conhecida por oferecer um acabamento muito macio em suas peças e por isso pode ser usado de diversas formas, em sofás, colchas e até mesmo em peças de roupas – trata-se de um modelo de costura super versátil e que pode ser usada tanto na moda quanto na decoração. Seu resultado é muito elegante e sofisticado, a técnica consegue oferecer o melhor conforto a quem optar por seu uso.

Essa costura é tão sofisticada que é associada a marcas de grife tais como Chanel, que popularizou a costura em suas peças. Se você gostou desse tipo de costura e quer saber mais sobre suas formas de uso em geral, continue a leitura, por aqui, iremos abordar muita informação sobre este tema. Confira mais abaixo:

O que é matelassê?

A técnica matelassê compõe um estilo de costura que se iniciou na França e se popularizou efetivamente em 1955 quando a marca de grife Chanel resolveu adotar a técnica em suas produções, como no tecido de suas bolsas, o que posteriormente fez com que o matelassê se tornasse uma referência da marca.

O acabamento ficou com uma ótima estética mas não foi apenas por isso que a marca francesa adotou sua escolha, e sim devido ao fato de que o combo de costura e tecido resultam em uma maior resistência em relação ao couro macio.

Em sua produção, o tecido recebe um tratamento que resulta em uma textura levemente espessa em sua superfície, além disso, esses relevos resultam em desenhos e formas que trazem ainda mais estilo à costura. Assim, com os pespontos realizados pela textura no tecido, o acabamento da peça resultou no efeito acolchoado que citamos.

A popularização do estilo em diversos contextos

Com o passar dos anos, a costura foi se popularizando e o desejo por tê-la na decoração das casas, na moda e em acessórios subiu consideravelmente. Entenda:

Matelassê em Acessórios

Como mencionamos, foi aqui que tudo começou e a partir desses modelos foi que se permitiu a criação dos outros. O estilo de costura oferece mais resistência a acessórios, o que os torna bastante conhecidos por sua durabilidade ao uso cotidiano. Além disso, as peças também oferecem um belo design, fazendo com que elas sejam tão procuradas por mulheres de todo o mundo.

O desenho realizado pelas costuras do matelassê nas bolsas remete à muita elegância, riqueza e qualidade máxima. O capricho na produção das peças se destacava, sendo que o procedimento era realizado à mão de forma muito artesanal.

Atualmente, a produção não é mais artesanal nos tecidos em geral, mas há opções de texturas tipo Caviar, que trazem detalhes que remetem ao alimento e Lambskin com uma superfície mais lisa.

A expansão para a decoração

Devido a grande procura da costura nos acessórios, não demorou para que a costura fosse usada também na decoração. Assim, a costura foi posta como uma auxiliar na decoração da cama e da mesa. A costura é extremamente versátil e pode ser usada independente do tecido, trazendo sempre muito estilo e aconchego nas peças deixando o ambiente muito mais confortável.

Além disso, a costura também é muito utilizada em acessórios da casa, como poltronas ou até mesmo nas almofadas. Além disso, as costuras podem seguir formas variáveis, como geométricas, florais e outros padrões que deixam o ambiente com muito estilo devido a seus detalhes muito bem trabalhados.

Se você deixa mudar a aparência de seu ambiente, pode começar por mudanças pequenas, partindo da premissa de que os detalhes, mesmo que pequenos, fazem toda a diferença.

Além disso, é importante considerar que a costura não é básica e faz com que os resultados contenham texturas harmônicas, isto é, trazem elegância sem exageros. Assim, o matelassê em tecidos renova a decoração de seu enxoval e o ambiente fica bem mais lindo! É a nossa dica!

O uso do matelassê na moda

Quando a técnica chega ao mundo da moda, consegue fazer com que o estilo e caimento das peças que são usadas no corpo tenha um aspecto muito mais elegante e sofisticado. Além disso, a costura consegue controlar o tecido de peças mais grossas, o que faz com essas peças fiquem mais adequadas no corpo, sem aquele acabamento muito espesso.

A técnica é mais usada em jaquetas – que geralmente são produzidas em tecidos mais grossos e são mais usadas durante o frio, mas também pode ser encontrada em calçados, como botas, sapatilhas e tênis. Isso faz com que as vestimentas tenham um melhor caimento e acabamento durante o uso.

No caso dos sapatos, a costura consegue dar traços detalhistas e clássicos à peça, deixando o calçado ainda mais elegante e confortável. Para as adeptas do estilo minimalista, os acessórios em matelassê podem fazer toda a diferença.

Tradição e Delicadeza

Devido ao fato de que a técnica de costura compõe toda uma história de criação desde o momento da adoção do estilo até os dias atuais, o matelassê é considerado um estilo clássico em todas as peças em que for usado. Seus traços conseguem fazer com que os amantes da técnica e aqueles que valorizam os detalhes sintam toda a sua qualidade e beleza.

Uma característica que chama a atenção na costura é sua versatilidade. Isso porque a peça consegue oferecer um acabamento incrível e ainda faz com que ela se adapte facilmente a estilos de moda e decoração mais clássicos ao passo em que se encaixa muito bem a estilos modernos e mais usados nos dias de hoje.

Dessa forma, a técnica é muito conhecida como um estilo atemporal por quem reconhece que os detalhes da costura não são apenas estéticos. Eles conseguem oferecer uma maior qualidade para que as peças tenham uma durabilidade muito maior.

O matelassê na Capodarte

Devido a todo o bom gosto e qualidade que você sempre encontra nos produtos da Capodarte, a técnica também foi adotada por aqui. Assim conseguimos oferecer ainda mais elegância em nossos produtos garantindo muita satisfação aos nossos clientes. O processo de adoção da costura foi muito prático e a sofisticação em detalhes e acabamentos já é comumente encontrada por aqui.

Você pode encontrar peças que contam com a costura em pequenas camadas ou proporções maiores que compõem todo um produto final, como no clássico modelo Catherine em que o matelassê se faz tão presente. Procuramos adotar os detalhes que fazem com que você tenha uma sensação de bem-estar. Visamos calçados e acessórios incríveis, duráveis e exclusivos.

O que você achou deste conteúdo? Neste espaço iremos abordar vários assuntos, como novidades e dicas sobre moda e vestuário. Retorne por aqui posteriormente que teremos diversas novidades especiais para você.

Imaginamos que agora que você conhece melhor a costura já deve estar pensando quais produtos aí na sua casa que contem a técnica e você nem imaginava, não é?

Leia também:
Como usar a Bolsa Clutch
Como limpar bolsa de couro: dicas e materiais seguros

Avalie este post