Moda atemporal: saiba como investir nesse estilo

A moda atemporal é segura, contemporânea e repleta de estilo. Essa vertente fashion não depende de tendências passageiras e continua relevante com o passar das décadas.

A Capodarte é especialista em criar peças permanentemente elegantes, que podem ser passadas de geração em geração como uma herança vintage que funciona em tempos modernos. Um exemplo perfeito desse conceito são as bolsas Shopper, que são bem apreciadas por todos os estilos e idades.

Algumas das vantagens de adotar a atemporalidade no seu closet incluem a criação de um estilo próprio e personalizado e até mesmo a sustentabilidade. Quer entender mais sobre o conceito de moda atemporal e como investir em peças certeiras? Então siga a leitura!

Qual é o significado de moda atemporal?

A moda atemporal é aquela que foi validada pelo tempo, devido ao seu caráter clássico e moderno que permanece relevante conforme os anos passam. Ou seja, são peças pertinentes ao estilo em vigor, porque não carregam as exclusividades de uma determinada época.

Não devemos associar a moda atemporal a uma moda entediante. Pelo contrário, as peças atemporais carregam consigo expressividade e posicionamentos conscientes.

Veja bem, ao optar por investir em peças que não estarão fora de moda em questão de alguns meses, você está eliminando um dos pilares principais do fast fashion, um modelo de criação de roupas de forma rápida que é muito prejudicial ao meio ambiente. Para quem busca reduzir o seu impacto ambiental, a moda atemporal, aliada ao “>minimalismo, é a rota perfeita.

Outra vantagem de escolher as suas roupas visando a atemporalidade é a autenticidade e exclusividade ao escolher um visual. Basicamente, elegância, qualidade, expressividade e relevância incorporados a um modelo sustentável, desacelerado e com propósitos são as definições da moda atemporal.

Tendência x moda atemporal

Para ressaltar o impacto positivo que a moda atemporal pode ter no seu armário, precisamos abordar o conceito de tendências com mais profundidade. Ainda no começo de 2021, o tie dye ressurgiu direto da década de 60 para compor os visuais de várias pessoas. Contudo, como todas as trends que aparecem de repente, em questão de poucos meses ela deixou de ser tão visada.

Quem adotou sem pensar a volta das roupas tingidas de maneira abstrata, agora dificilmente pode aproveitar dessa escolha fashion. Por isso é tão importante analisar – realisticamente – o ‘fator tendência‘ que pode estar influenciando as nossas compras.

Antigamente, uma tendência tinha de ser criada por um estilista, passar por um longo processo de refinamento e fabricação, ser desfilada nas passarelas e só então as pessoas passavam a adotá-la (ou não). Já com as mídias sociais, esse processo acontece quase que simultaneamente.

Aqui na Capodarte, nós defendemos um modo de se vestir mais personalizado e durável que esse. Visamos oferecer peças de exímio valor, beleza, autenticidade e durabilidade.

O que torna um produto atemporal?

Então, o que realmente caracteriza uma peça que não envelhece? Essa definição não é uma ciência exata, uma vez que a própria moda é pessoal e relativa. Logo, não existe uma regra geral para caracterizar produtos atemporais, mas algumas dicas podem te ajudar a identificá-las.

Uma boa sugestão de início é analisar a qualidade da roupa ­– se for uma peça que vai durar apenas algumas lavagens, o caráter atemporal não existe.

Ao identificar as peças que percebe que viajaram com o tempo e ao mesmo tempo são totalmente compatíveis com a época atual, investir em alguns modelos que estão de acordo com as suas preferências de cor, modelagem e estilo é a escolha mais certeira possível.

Isso não quer dizer que você deve manter uma coleção de roupas ultra limitada e sóbria – as tendências ainda podem compor o seu visual, basta existir uma etapa de consideração antes de finalizar a compra. Calma que vamos explicar: se você viu uma peça que está em alta e se interessou, pense no seu senso de estilo pessoal e analise se ela realmente está de acordo com ele.

Se estiver, ótimo! Aproveite a compra e arrase nos visuais moderninhos. Mas, se você quer tê-la somente pela influência alheia, talvez seja melhor poupar esse dinheiro e investir num item que você vai amar por muito mais tempo. Essa etapa de racionalização antes da compra faz com que o seu estilo fique muito mais refinado e fiel a sua verdadeira personalidade!

Como se vestir de maneira atemporal?

Agora que você já sabe o que é e porquê se vestir de maneira atemporal, que tal algumas ideias práticas para te ajudar a montar composições com esses valores? Alguns exemplos perfeitos diretos do nosso site são os Scarpins e os Peep Toes, sapatos que nasceram décadas atrás e até hoje são coringas no armário de todas as mulheres.

Investir em peças clássicas como as shoulder bags, calças de alfaiataria, blazers, camisetas básicas é um bom início para transformar o seu armário num perfeito modelo de atemporalidade. Além disso, recomendamos escolher cores que são adequadas para todas as estações, como o branco, preto e a paleta de marrons e nudes.

Por último, faça as perguntas “Essa peça era apreciada há 10 anos atrás? Eu ainda gostarei dela daqui 10 anos?” Se as respostas forem sim, muito provavelmente você tem em mãos uma roupa atemporal.

Gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários abaixo a sua sugestão de peça atemporal preferida! E se quiser receber ideias de peças e composições elegantes e sofisticadas, confira as atualizações do Instagram da Capodarte!

5/5 - (Total de avaliações: 2)