Moda atemporal feminina: entenda por que você não pode deixar de investir nesse estilo

Você já deve ter visto fotos, filmes ou mesmo revistas antigas de moda e percebeu que aquelas peças de roupas poderiam ser facilmente usadas hoje em dia com muita elegância. Isso acontece porque se tratam de roupas da moda atemporal feminina. Ou seja, peças curingas, cuja sofisticação permanece mesmo com o passar das décadas.

Investir em um guarda-roupas com esse estilo significa conseguir criar looks elegantes para todas as ocasiões. Pensando nisso, nós elaboramos um conteúdo completo sobre o assunto.

A seguir, entenda melhor esse conceito e inspire-se com ideias de peças que você não pode deixar de ter em seu closet!

O que é um estilo atemporal?

O estilo atemporal é uma proposta que não depende das tendências passageiras. Além disso, não carrega em suas peças a exclusividade de uma época. Assim, é considerada um estilo clássico e, ao mesmo tempo, moderno. A elegância resiste ao passar do tempo, como o pied de poule.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um estilo entediante ou sem personalidade. Muito pelo contrário: suas peças têm muita personalidade e expressividade.

É por isso que investir em peças com estilo atemporal é sempre um grande acerto: você terá à disposição roupas e acessórios que poderá utilizar com muita elegância em qualquer situação, basta fazer as combinações corretas.

Quem preza pela sofisticação sempre tem peças atemporais. Outro ponto positivo é que, como elas se encaixam com perfeição em qualquer período, você terá looks que poderá usar por um bom tempo — basta escolher peças de alta qualidade e com bom acabamento.

Ainda há o fato de que peças atemporais podem ser utilizadas em perfeita harmonia com peças que são tendências, enriquecendo o look e trazendo um ar a mais de sofisticação e estilo.

Quer mais motivos para investir nessa vertente da moda? Suas peças são superfáceis de combinar. Isso significa que você não terá dificuldade alguma para escolher as peças na hora de se vestir, seja qual for a ocasião.

Então, quais peças são atemporais?

Se você está se perguntando se a moda atemporal feminina é para você, a resposta é sim. Da mesma forma que o estilo permanece elegante ao passar das décadas, também deixa qualquer pessoa com um visual muito mais sofisticado. A seguir, confira algumas peças e acessórios que devem ocupar lugar de destaque em seu closet.

Calça de alfaiataria

Desde o século XIX, a alfaiataria faz parte das produções mais clássicas. Afinal, é conhecida pelo bom caimento e corte elegante, enriquecendo qualquer look. Além disso, é bastante versátil, pois cai muito tanto para um dia de trabalho, como para uma reunião entre amigas ou para sair a noite.

Para não errar, priorize tecidos de qualidade, que conferem mais estrutura, destacam o corte e contribuem para o caimento, como:

  • Linho;
  • Cambraia;
  • Lã fria;
  • Crepe de alfaiataria;
  • Zibeline;
  • Oxford;
  • Gabardine.

Blazer

Chique, versátil e atemporal como a calça de alfaiataria, o blazer há muito tempo deixou de compor apenas looks sociais. Aliás, ele confere muito estilo às composições de outono e inverno. O ideal é optar por peças mais compridas.

Para os dias mais frios, escolha blazers elaborados em tecidos mais grossos, como a lã e o jacquard. Inclusive, essa é uma peça que combina muito bem com um aerolook.

Em climas mais amenos, vale a pena apostar nos feitos em tecidos como linho, creme e oxford. O blazer tem um bom caimento quando as mangas vão até o punho e a costura dos ombros fica reta exatamente onde terminam os seus ombros.

Por baixo, não há uma regra: camisas, T-shirts, básica de lã, malha ou mesmo um top mais sensual para sair à noite. Use blazer com calça de alfaiataria, shorts, saias ou mesmo com vestidos. Nos pés, vale tudo: do scarpin para um look sofisticado ou tênis para um visual mais casual.

scarpin atemporal capodarte

Camisa branca

A camisa branca é outro grande clássico da moda atemporal feminina e que pode participar de qualquer look, do mais elaborado ao mais despojado.

Para um estilo casual, faça um nozinho na parte da frente, deixe alguns botões abertos e use as mangas arregaçadas. O corte correto é o mesmo que o do blazer: mangas que chegam até o punho e costura dos ombros retas.

Jeans

O jeans nunca sai de moda, especialmente quando a lavagem é uniforme. Calças, jaquetas, saias e shorts são vistos em todas as estações. Entretanto, para visuais mais sóbrios, aposte em lavagem escura. Com relação ao corte, prefira as peças de corte reto, especialmente para as calças e shorts.

Assim será mais fácil combiná-las com outras peças. Se quiser algo mais elegante, basta apostar em acessórios mais refinados, um sapato mais sofisticado, como scarpin e um blazer de alfaiataria. Por sua vez, botas, T-shirts, camisas ou suéteres compõem looks mais despojados.

botas femininas em couro capodarte

Tricot

Quem mora em regiões mais frias não pode abrir mão de ter um belo tricot no guarda-roupas. Pode ser suéter, cardigã ou casaco mais compridos, como um sobretudo.

Combina perfeitamente com todos os estilos de botas e de calças, desde jeans até as de alfaiataria. Assim, o tricot é um excelente investimento para todos os invernos.

Calçados

A moda atemporal feminina é um conceito que também envolve os calçados. Nesse caso, é ainda mais fácil acertar. Afinal, basta investir naqueles com menos detalhes e cuja cor combine com a maioria das peças do seu armário.

Com relação ao modelo, anote os que nunca saem de moda e que você pode usar sem medo de errar:

  • scarpin;
  • botas de cano curto e médio;
  • tênis branco;
  • sandálias de tira, com salto e também rasteiras.

Agora que você sabe quais são as principais peças que compõem a moda atemporal feminina, não deixe de investir nelas para arrasar em qualquer ocasião.

Afinal, como você viu, elas combinam com qualquer pessoa e podem incrementar até mesmo o visual composto por peças que estão em alta, equilibrando o look com muito charme, sofisticação e personalidade. Mas, para isso, aposte na qualidade do corte, do acabamento e do tecido.

Que tal saber mais sobre moda? Aproveite a visita no blog e conheça a fundo o estilo minimalista e por que esse conceito tem mudado a visão das mulheres.

5/5 - (Total de avaliações: 2)