É possível se vestir de forma elegante sem salto? Veja inspirações de looks

Em primeiro lugar, a resposta é sim. É possível montar looks elegantes sem salto. É verdade que esse artifício faz sucesso quando o assunto é sofisticação, mas a vida moderna trouxe novas facetas às mulheres, que, agora, incorporam um novo conceito sobre elegância.

O que queremos dizer é que sapatilhas, loafers e até rasteirinhas e tênis subiram alguns níveis no patamar de requinte. Portanto, hoje muitas peças são planejadas para atender esse universo da mulher moderna, que preza pelo conforto sem abrir mão da sofisticação.

Por isso, se você quer abandonar o salto e manter a elegância, vamos mostrar algumas opções com combinações de looks sofisticados impossíveis de dar errado. Acompanhe!

Dicas rápidas para montar um look elegante sem salto

Este é um excelente momento para entender se você elabora os looks baseados no seu perfil, ou se escolhe combinações no modo aleatório.

Veja, antes de conhecer looks elegantes sem salto, é importante ter em mente se o modo como você comunica a sua imagem é mais minimalista ou com mais informações. Isso inclui maquiagem, cabelo e acessórios.

Ainda que não haja uma receita para transparecer requinte, existem algumas regras. Anote essas três:

  • na dúvida, use tons neutros;
  • tenha blazers como coringa;
  • invista em caimento.

Apostar em tons neutros garante que você não erre na combinação, nem caia no exagero, além de ser um look atemporal. Ainda assim, se o seu estilo tem personalidade e pede mais cores, uma boa dica é usar o círculo cromático para acertar na hora de compor os tons sem perder a elegância.

Já os blazers, são peças-chave quando o assunto é elegância. Por isso, um bom conselho é ter modelos de várias cores. Entretanto, tome cuidado para escolher roupas com um bom caimento, afinal, tecido sobrando ou faltando pode arruinar o seu visual.

Dito isso, é provável que você queira visualizar na prática algumas opções de combinações. Vamos aos exemplos.

1. Camisa + sapatilha

Sapatilhas são excelentes soluções quando o assunto é conforto e elegância. Isso porque esse calçado pode ser combinado com praticamente qualquer peça. Por exemplo:

  • Vestidos;
  • Calças;
  • Shorts;
  • Saias.

Como mencionamos, blazers são curingas no guarda-roupa para quem está em busca de elegância. Da mesma forma, camisas também podem ser combinadas de diversas maneiras para garantir um visual refinado.

Você pode usar, por exemplo, uma calça de alfaiataria com uma camisa social, conferindo um look mais masculino, mas que contrasta com a leveza das sapatilhas.

sapatilha

2. Blazer + loafer

Essa é uma excelente maneira de garantir looks elegantes sem precisar apelar para o salto. Estamos falando do loafer. Um modelo de sapato sem cadarço que nada mais é do que uma releitura moderna e minimalista do mocassim.

Combinando blazer e calça de alfaiataria com o loafer, você consegue estilo e conforto ao mesmo tempo. A dica aqui é apostar em um calçado com a mesma cor do conjunto.

Por outro lado, se a ideia é destacar e trazer mais personalidade ao visual, optar por um loafer colorido em tom pastel é uma ótima solução, pois confere ousadia sem perder a elegância.

loafer feminino

3. Vestido + tênis

O tênis, assim como o jeans, caiu no gosto das fashionistas. Na verdade, ao que tudo indica, é uma tendência que veio para ficar no universo da moda, do estilo e da elegância.

É verdade que até pouco tempo atrás era impensável considerar o tênis uma peça elegante, mas a moda, tal qual a sociedade, é elástica e se transforma constantemente. Por isso, abra a sua mente e o seu coração e dê uma chance à combinação de vestido com tênis.

Veja bem: não é qualquer vestido, tampouco, qualquer tênis. Estamos falando de vestidos com tecidos nobres ou até de alta costura. O importante é ter um corte e caimento que privilegie a silhueta.

Seja um vestido curto, justo, longo ou midi, para manter a elegância, a dica é escolher um tênis branco ou nude, caso o vestido tenha estampas. Ou então, selecionar a cor protagonista do vestido e escolher o calçado com esse tom.

tenis feminino

4. Look monocromático + rasteirinha

Ideal para os dias mais quentes, as rasteirinhas são indispensáveis para quem quer looks elegantes sem precisar de salto.

Se você considerar que o Brasil é um país tropical, é compreensível que brasileiras alcancem a elegância, mesmo com essas peças, que podem parecer descoladas até demais. Contudo, quando combinadas do jeito certo, trazem o refinamento que você busca. Inclusive, são ótimas peças para usar no verão europeu.

Veja bem, para alcançar elegância com essa combinação, uma excelente recomendação é usar vestido ou mesmo um conjunto em alfaiataria na mesma cor da rasteirinha. Você também pode optar pelo tom sobre tom, usando o círculo cromático para acertar na monocromia.

As rasteirinhas são naturalmente elegantes e podem ser usadas tranquilamente com peças de alfaiataria, principalmente em dias de calor e em eventos mais informais, que pedem tecidos mais leves e confortáveis.

Também, não custa lembrar que é fundamental manter as unhas sempre feitas e pintadas em tons que não roubem a atenção do restante do look. Lembre-se de que menos é mais quando o assunto é elegância.

Como você pode ver e comprovar, é perfeitamente possível apostar em looks elegantes sem necessidade de usar salto. Na verdade, essa é uma tendência que já vem se estabelecendo no mundo da moda há alguns anos.

Portanto, não tenha medo e ouse no conforto e elegância sem precisar do salto. Mas como escolher o calçado ideal para o seu perfil sem erro? Veja as nossas dicas de calças femininas que estão na moda!

Avalie este post