Estilo minimalista: o conceito que tem mudado a visão das mulheres

Você com certeza já ouviu falar sobre estilo minimalista, não é mesmo? Esse é um estilo que vem conquistando as mulheres cada dia mais, tornando-as adeptas desse conceito, a fim de que elas adquiram liberdade, optando somente pelo que é necessário e essencial tanto no contexto da moda quanto da decoração de casa.

O estilo minimalista é um estilo de vida que está totalmente relacionado à praticidade e simplicidade. Mesmo com esse conceito de que menos é mais, é possível ser adepta ao estilo e ainda assim estar elegante e sofisticada.  Vamos conferir algumas características essenciais para adotar esse estilo:

Colocando o estilo minimalista em prática

Quando falamos de minimalismo, as mulheres estão condicionadas a pensar em um closet só com roupas pretas, brancas e cinza, no entanto, não é bem assim! Esse conceito existe para provar que é  possível investir em um acervo compacto, só que com peças tendência, atemporais e cheias de elegância e estilo.

No âmbito da decoração não é diferente. O conceito do minimalismo começou no mundo da arte, quando os designers quiseram eliminar o excesso de informações dos ambientes, deixando os espaços mais práticos e rapidamente entendíveis para as pessoas que observavam, e assim, os elementos decorativos quase não estão presentes, as cores usadas são em maioria neutras e os móveis usados são simples, justamente para que o ambiente passe a sensação de contemporaneidade e organização.

 

Escolha o que facilita o seu dia a dia

Combinar as peças do seu closet de maneira prática e descomplicada é o sonho da maioria das mulheres, não é mesmo? Dentro do mundo da moda, o minimalismo é capaz de nos proporcionar essa praticidade que atende nas demandas e compromissos do dia. Encontrar o equilíbrio e entender o que realmente importa dentro do nosso guarda roupa, é de suma importância para tornar o dia a dia mais funcional e até mesmo para escolher peças assertivas e que ornam com o nosso estilo.

Não pensar tanto no que vestir e não gastar tempo pra combinar roupas, é uma das grandes vantagens de tomar como uma escolha esse conceito, além de que todas as peças do guarda roupa combinam entre si, sem exceção. Isso é uma ótima alternativa para deixar o consumismo e o acúmulo exacerbado de lado, pensar com clareza em saídas para otimizar o nosso tempo e descomplicar nossas escolhas futuras.

Além disso, para as mulheres que não abrem mão de itens exclusivos da moda, o minimalismo garante peças imprescindíveis e repletas de sofisticação para combinações facilitadas nas mais diversas ocasiões.

Decoração minimalista: saiba como aplicar em casa

O primeiro passo depois de aderir ao estilo minimalista é: desapegar. Isso pode ser um problema para muitas mulheres que têm apego emocional aos itens de decoração, mas é muito importante entender que a essência do minimalismo é se desprender daquilo que não é necessário, deixando de lado os apegos que temos com objetos e adereços que poderiam muito bem estarem ausentes da decoração dos ambientes.

Os espaços com uma decoração minimalista não possuem extravagância, mas isso não significa que não precisam ter elegância! Aliás, os ambiente que possuem uma decoração minimalista, tendem a serem mais elegantes e charmosos, justamente por que são facilmente entendíveis pelos olhos das pessoas, e passam o sentimento de organização, aconchego e modernidade.

Quando usamos somente os móveis que são essenciais, o ambiente proporciona um maior conforto, isso confere ao ambiente uma sensação mais fluida e espaçosa.  Como o minimalismo preza pela limpeza e organização, os espaços não possuem elementos que possam provocar poluição visual, o que afeta diretamente as cores, e assim são usados somente móveis mais neutros, e em grande parte das vezes, uma paleta de cores monocromática.

Investindo em um closet mínimo e elegante

Um closet mínimo é aquele que é prático e preciso. As peças são simples e elegantes, tornando as produções mais condizente com um estilo maduro e único, aderindo ao estilo minimalista é possível fazer combinações a partir de roupas e sapatos que poderiam facilmente solucionar um look desinteressante.

Às vezes capturamos diversos estilos de roupas diferentes, essa junção de diversos estilos, se não for muito bem pontuada pode ocasionar em um visual poluído e pouco prático. E o que era para ser uma produção recheada de elegância, acaba se tornando um visual sem atrativos.

E para quem acha que estampas e cores estão proibidas, não se engane, elas podem sim, serem usadas! Tudo depende das escolhas que você faz, se você quer apostar em cores como vermelho, amarelo ou verde, nada te impede de usá-las, desde que você saiba como combiná-las. Aposte em peças que estão dentro da  mesma paleta e arrase!

A transição para um closet de peças únicas porém mais compacto pode ser demorada, então é imprescindível respeitarmos as mudanças, sejam elas gradativas ou repentinas, levando em conta que cada mulher tem o seu tempo, o importante é confiar nos processos e também não abrir mão de adquirir as peças que formam o seu estilo.

O perfil de uma mulher que adota o minimalismo

A mulher que é adepta do minimalismo é decidida, prática e inteligente. Muitas mulheres têm dificuldades de entender o seu próprio estilo, e a mulher minimalista entende que o minimalismo não é necessariamente um conjunto de regras e obrigações, não é uma lei que precisa ser seguida sem contradições.

É possível ser minimalista e andar sempre na moda ao mesmo tempo, ou seja, você pode ter um estilo neutro e básico e ser uma mulher extremamente clássica e estilosa, basta se atentar aos detalhes importantes: caimento, combinação das cores, corte, acessórios e outros fatores que compõem uma boa aparência.

Em um estilo básico, investir em acessórios é a chave para alcançar a classe dentro do minimalismo. Aposte em acessórios que complementam as roupas, com as bolsas tote, elas trazem toda a elegância que você precisa em um look básico. A escolha dos acessórios tem a ver com o que o produto traz para os looks e o que ele agrega.

Que tal dar uma chance ao conceito do minimalismo? Apostamos que fará toda a diferença, tanto em seu estilo, quanto em suas perspectivas! Não se esqueça de conferir outros posts  do nosso blog, que tal dar uma olhada em nosso post sobre Paixões do inverno: como usar vestido com bota?

5/5 - (Total de avaliações: 1)