Descubra como ter uma rotina de cuidados com a pele

Você quer saber mais sobre a importância de manter os cuidados constantes com a pele? Aqui, abordaremos tudo sobre a famosa rotina de skincare:  os passos, diferenças entre a aplicação diurna e noturna, recomendações profissionais e as evoluções que a derme tem como consequência. Leia e aprenda!

Nós, da Capodarte, prezamos pelo bem estar externo e interno das mulheres. Os nossos sapatos, bolsas e aromas são responsáveis pela sofisticação e estilo, enquanto este post cuidará da sua beleza intrínseca. Para começar, conheça ou relembre quais são os passos necessários dentro de uma rotina de cuidados com a pele:

Os passos necessários

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), há três passos necessários para uma rotina de autocuidado básica. Conforme você for se acostumando com o hábito de realizar essas etapas todos os dias, sinta-se livre para enriquecê-las com outros produtos indicados pelo seu dermatologista.

1. Higiene

Essa etapa purifica a sua pele das impurezas e bactérias que se acumulam durante o dia – esses agentes têm o potencial de causar acnes, devido ao acúmulo de sujeira nos poros. A maquiagem também precisa ser retirada completamente, pois causa os mesmos efeitos negativos dos outros resíduos e até envelhece a pele de maneira precoce!

De preferência, opte por sabonetes de rosto líquidos para fazer a higienização – as opções em barra tendem a reter bactérias e impurezas! Para peles mistas e oleosas, escolha produtos com ingredientes adstringentes que vão ajudar a controlar a oleosidade. Já as peles secas devem optar por sabonetes com o PH neutro e texturas cremosas, que não afetam sua sensibilidade.

As maquiagens devem ser retiradas com demaquilantes ou tônicos próprios,  em uma versão bifásica se estiver usando produtos muito pesados.

Não realize essa etapa mais de duas vezes ao dia, limpar de manhã e à noite é o suficiente! Em excesso, a higienização vai causar um efeito rebote, incentivando a sua pele a produzir mais óleo do que o saudável.

2. Hidratação

O segundo passo para uma rotina de cuidados com a pele adequada é a hidratação. Muitas pessoas acreditam que ela é responsável pela oleosidade, já que sua aparência costuma ser brilhante. Mas isso não passa de um mito — na verdade, a hidratação torna a sua pele mais sadia, fazendo com que não haja a necessidade de lubrificar tanto a derme.

Além disso, essa etapa cuida da integridade da sua camada de proteção cutânea e faz a prevenção de efeitos negativos como ressecamento, irritações e descamação.

Logo, para cuidar da saúde da sua pele de dentro para fora, invista num bom hidratante facial. Cada tipo de derme merece um ativo ou antioxidante diferente: há aquelas que precisam da ajuda de óleos essenciais, enquanto outras vão se beneficiar mais de ácidos hialurônicos e vitaminas C, por exemplo.

Consulte o seu profissional e decida quais efeitos serão mais vantajosos para o seu tipo de pele e o efeito que você deseja.

3.  Proteção solar

Muitos dermatologistas defendem que essa deve ser a etapa mais importante da rotina de todas as pessoas: a proteção solar não só prolonga a juventude da sua pele, como também te protege contra os raios UVA e UVB, responsáveis pelo surgimento de sardas, pintas,  manchas, rugas e tumores cancerosos!

Para evitar essas consequências terríveis de curto e longo prazo, não se esqueça de passar um protetor solar de FPS no mínimo 30 todos os dias! Os raios ultravioleta têm efeito cumulativo, então cada dia de exposição aumenta a possibilidade de você desenvolver alguma consequência ruim.

Tamanha a sua importância, a SBD dedicou uma página especial de seu site só para reforçar a eficácia que os filtros solares têm em prevenir e doenças dermatológicas!

Conhecendo as três etapas essenciais para a sua rotina de cuidados com a pele, só falta entender as diferenças que os cuidados diurnos têm dos noturnos. Veja só:

Rotina diurna e noturna

Há alguns detalhes e etapas que são diferentes em cada momento do dia. O combo limpeza, hidratação e proteção solar devem ser realizados tanto pela manhã quanto à noite. Ficou confusa com essa última parte? O que acontece é que os raios ultravioleta são emitidos pelas lâmpadas e telas de luz artificial também! Então mesmo para dormir, não abandone o filtro solar.

Uma boa dica de nós, da Capodarte, é manter um frasco sempre disponível na sua cômoda e um na necessaire, para não arriscar o esquecimento. Sobre as diferenças: durante à noite, você pode aproveitar para incrementar a rotina, acrescentando tratamentos com ingredientes que não podem ser expostos ao sol, como ácidos com ação descamativa.

Máscaras hidratantes que contam com um tempo de ação também podem ser usadas antes de dormir, já que é um momento sem pressa e relaxante.

Por fim, para concluir todas as informações que você precisa saber sobre como ter uma boa rotina de cuidados com a pele, que tal revisar a importância desse momento? Assim, o incentivo será muito maior para persistir nos cuidados diariamente.

A importância de manter a rotina

As consequências do descuidado com a pele hoje se mostram no futuro, com o envelhecimento precoce, aparecimento de manchas e outras manifestações não saudáveis. Logo, independente da idade, você precisa de uma rotina de cuidados! Por sua vez, os resultados positivos desse hábito serão notados imediatamente, com uma superfície mais viscosa e brilhante da pele.

Aumente a sua autoconfiança começando pelo interior! Basta seguir as recomendações deste post juntamente com as do seu dermatologista/esteticista e você logo notará as vantagens de adotar uma rotina diária de cuidados com a pele. Para mais conteúdos exclusivos de bem estar e moda, confira o Instagram da Capodarte!

Leia também: Como relaxar a mente: 6 dicas para driblar a ansiedade

Avalie este post