A escolha do acessório ideal pode ditar o tipo de imagem que você deseja transmitir: mulher clássica e de gostos refinados ou mais ousada e sempre antenada às tendências fashion.

Independente do seu estilo, ao saber exatamente como explorar de maneira assertiva os acessórios do seu closet, você poupará tempo na hora de se arrumar e ainda transformará seus looks com pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Hoje, vamos abordar o poder de transformação que os cintos têm!

Se você quer investir em um visual mais elegante, conheça as dicas que a Capodarte reuniu para você desbravar o mundo de possibilidades que o cinto traz para seus looks.

Além de fazerem parte de uma moda atemporal, os cintos são capazes de acinturar a silhueta e auxiliar no ajuste da peça de baixo, o cinto tem a praticidade de trazer vida a uma composição básica.

Saiba como usar os cintos em diferentes ocasiões formais, seja no trabalho ou em eventos sociais que exigem um visual mais sofisticado. Confira!

Quando usar cinto fino?

O uso de cintos com menor largura é sempre indicado para as mulheres que se inspiram no estilo mais vintage e romântico, como o lady like. Os cintos finos são ótimos acessórios para quem se encaixa no perfil de corpo ampulheta, triângulo ou de baixa estatura. Eles também são a opção ideal para quem vive um lifestyle minimalista.

A harmonia que o cinto fino traz ao visual está na delicadeza do acessório. Por isso, é mais fácil apostar sem medo de errar nas opções coloridas desse modelo. Ao utilizar esse modelo com calças de alfaiataria de cintura alta para ir ao trabalho, faça o truque de dar um nózinho logo após a fivela.

Deixe ainda mais interessante dobrando a barra da calça e arremate o look com um scarpin de cor neutra. Detalhes simples que ajudam a alongar sua silhueta.

Caso você esteja em busca por um visual mais tradicional e clássico, a melhor escolha está no combo vestido e cinto fino. Os modelos evasê e tubinho são as modelagens mais fáceis de harmonizar com esse tipo de cinto. Com a valorização do comprimento midi, invista nesse visual de ar requintado e super feminino em um jantar formal, por exemplo.

Para looks de festa, dê preferência por usar os cintos finos no mesmo tom da peça inferior quando for uma saia de cintura alta. Se a escolha for um vestido elegante, vale a pena investir em um cinto fino ou médio mais elaborado como os de pérola, os metal belt ou os envernizados.

Uma dica importante para as mulheres que querem ganhar confiança e encarar looks mais fashionistas está nas composições com cintos finos de oncinha. Todo mundo sabe que o animal print é uma das estampas mais clássica e ao mesmo tempo moderna! Comece usando em produções mais básicas, até você se sentir pronta para looks mais criativos.

Quando usar cinto largo?

A beleza dos cintos largos é tão grande que o torna um acessório complexo para harmonizar. Por trazer mais atenção aos seios e ao tronco, os cintos de maior largura devem ser evitados por quem não quer evidenciar essas áreas. Se esse for o seu desejo, utilize-o na região do quadril para compensar as proporções da sua figura.

Ao combinar o cinto largo por cima de blazers ou cardigãs, você conquistará uma produção super fashion no ambiente de trabalho. Outra inspiração de look para eventos mais formais é usar o cinto largo mais clássico por cima de uma echarpe estampada. Ao mesmo tempo em que você valoriza as curvas da cintura, passa a impressão de um corpo mais alongado e retilíneo.

Lembra quando dissemos no início que um acessório pode ser a peça poderosa que vai comandar o seu visual? Pois os cintos largos dominam essa arte! A sua produção ficará super interessante se escolher peças de cor neutra junto a um cinto largo de design chamativo e, nos pés, um sapato de cor vibrante. Perfeito para arrasar em qualquer evento!

Pensar no mix de peças mais estruturadas com outras mais despojadas é uma excelente opção para quem trabalha em um local mais informal. A calça jeans junto a uma blusa lisa, por exemplo, é um look moderno e despojado que ganha uma aparência mais sofisticada quando usada com cinto médio ou largo de cor chamativa e botas de salto fino

Como combinar o cinto com outros acessórios?

A principal regra está na compensação dos adereços. O que isso significa? Cintos de modelos mega elaborados pedem por joias e bolsas mais discretas e vice-versa. Aqueles com fivelas metálicas grandes ou tiras cravejadas com pedraria não pesam no look quando se opta por um brinco pequeno e pulseiras de corrente com argolas estreitas, por exemplo.

A criatividade dos looks deve, acima de tudo, representar a sua personalidade. Para isso, a lógica de criar produções criativas passa necessariamente pelo caminho de escolher um item principal e coordenar o restante das peças de acordo com ela. De modo geral, combinar o cinto com o restante da produção segue a mesma lógica.

Conhecendo o formato do seu corpo, a escolha do cinto ideal para cada tipo de look se tornará mais fácil com o tempo. Não se preocupe! Mas tenha em mente que, independente do modelo do acessório, não é de bom tom usar quando ele está rachado, com a fivela quebrada ou faltando adereços que se perderam com o tempo.

Prolongue a vida útil do seu cinto pendurando pela fivela e deixando-o esticado. Caso não tenha um espaço apropriado para guardá-lo na vertical, enrole os cintos sem apertar muito e organize-os dentro de uma gaveta para que você não tenha dificuldades em identificar cada um deles na hora de se arrumar.

Na Capodarte, investimos sempre em material de qualidade e design exclusivo em nossos acessórios, como cinto, carteira e necessaire.

Saiba mais sobre os diversos modelos que a nossa loja online dispõe e fique por dentro de todas as novidades de moda e lifestyle acompanhando o nosso blog!

Até o próximo post!

Avalie este post