Como relaxar a mente: 6 dicas para driblar a ansiedade

A nossa mente pode ser muito agitada. Seja por mudanças em nossa rotina, por fases diferentes em nossa vida ou até mesmo por alguma situação particular, os pensamentos estressantes podem surgir em qualquer momento da vida.

O estresse, além de causar prejuízos para o estado emocional, pode resultar em queda de cabelo, tensão muscular, dores de cabeça e outros fatores físicos. Por isso, como relaxar a mente é uma questão que está em alta e merece muita atenção. Principalmente para você que tem buscado inserir mais tarefas de autocuidado e bem-estar no seu dia a dia.

Para aproveitar melhor os bons momentos da vida, é preciso estar bem consigo mesma. E uma mente relaxada é um ótimo primeiro passo. Meditação, exercícios físicos, tirar um final de semana livre, ouvir uma música e dormir melhor são algumas ações que podem te ajudar a educar a sua mente, tornando-a mais saudável.

Elencamos algumas dicas do que fazer para driblar a ansiedade e curtir mais momentos estando totalmente presente!

Como relaxar a mente? Será que é tão difícil?

Independentemente de como é a sua rotina, em algum momento, a nossa mente acedente um sinal de alerta. Quando isso acontece, é sinal de que todo o corpo precisa de uma pausa.

Muitas mulheres costumam se fixar tanto na administração do lar, no cuidado dos filhos e outras atividades, que acabam, inconscientemente, se privando de relaxar porque não sobra tempo ao fim do dia.

Antes de tudo, é muito importante ressaltar que a atitude precisa vir de você. O primeiro passo para reservar mais tempo para si mesma precisa vir de dentro. Assim, você consegue dar mais atenção às suas necessidades e, com isso, ganha mais tempo para fazer o que gosta.

Por isso, é importante que você passe a pensar em si da maneira — ou com ainda mais intensidade — em que pensa nas outras pessoas. Passe a filtrar e organizar o tempo em que você oferece aos outros e o tempo em que você pensa em si própria.

Se perceber que seu tempo está abaixo do necessário, é hora de estabelecer limites e pensar mais em você.

Confira abaixo nossas dicas para saber como relaxar a mente e passar a pensar em você com mais carinho.

1. Tire um final de semana exclusivo

Se você sentir que teve uma semana muito turbulenta, busque um local apropriado para relaxar seu corpo e sua mente com muito conforto e silêncio. Ter um momento sozinha para se ouvir é essencial para revigorar as energias.

Para quem gosta de aproveitar a natureza, existem inúmeras opções que podem fazer com que você se sinta melhor, como hotéis fazenda com spa e cuidados especiais. Assim, você consegue fugir da mesma rotina de sempre e dar toda a atenção que você merece.

Existem também alguns resorts ou casas de massagem preparadas para te receber e te proporcionar um dia excelente. Além de relaxar e cuidar do seu corpo, você irá passar por momentos especiais e que deixarão ótimas memórias guardadas.

Outras opções interessantes e mais simples que indicamos é procurar uma cafeteria bonita, passar um tempo em uma livraria, caminhar em um parque ao ar livre ou até mesmo sair para um almoço aproveitando a sua própria companhia!

Procure por opções mais viáveis para você, e não adie por não ter um final de semana completo. Muitas vezes, 30min é o suficiente.

xícara de café na janela com vista para natureza

2. Meditação – adote cuidados com a mente

A meditação é uma prática que vem da cultura oriental e permite com que a mente possa se desligar de tudo ao seu redor para dar atenção ao seu interior. Ela existe desde muito tempo e não se sabe ao certo as origens, no entanto, a prática foi adotada por muitas culturas e permanece cada vez mais forte no Brasil.

Para meditar, é preciso que você se posicione sentado com a coluna ereta e com as pernas cruzadas, no entanto, é importante prezar pelo seu conforto durante a prática. Se você é iniciante, procure a posição mais simples e confortável e um local silencio e agradável.

Durante a meditação, é preciso que foque sua atenção a uma determinada questão, palavra, mantra, música ou até mesmo a sua respiração. Se desligando do mundo externo a sua atenção é direcionada à sua mente e você consegue relaxar e obter controle sobre a mente.

É importante ressaltar que não se trata de uma atividade fácil para quem não possui familiaridade com a prática, por isso, se durante o processo pensamentos e preocupações surgirem, deixe-os surgirem para depois desaparecerem. Aos poucos você vai pegando o jeito da prática!

Caso sinta mais facilidade, existe a possibilidade de fazer meditação guiada – em que você conta com o auxílio de uma voz que irá guiar sua mente e seus pensamentos durante o processo. Na internet, existem diversos vídeos e podcasts com meditação guiada.

AH, se você busca por algo mais simples, apenas reservar alguns minutos do dia para respirar fundo ou ouvir uma playlist relaxante pode ser o suficiente para iniciar a semana de uma maneira mais agradável e harmônico.

mulher meditando na beira do mar

4. Deguste um bom vinho

O vinho é uma bebida clássica, muito bem apreciada e com um ótimo sabor que já faz parte de sua rotina, você pode tomá-lo para criar momentos especiais, seja sozinha ou acompanhada. Abra sua garrafa favorita e aproveite o momento com a taça cheia. Você merece!

Seja junto de uma leitura com seu livro favorito, enquanto ouve sua música favorita ou ainda em um jantar intimista com o marido ou amigos. Ao aproveitar a vida com atividades que você adora fazer, você vai esquecer a correria da rotina e se sentirá mais leve e com a mente mais relaxada.

E para valorizar ainda mais os momentos com a bebida, você também pode investir em uma nova atividade fora do habitual, como sair para degustar do vinho em novos ambientes. Será uma ótima válvula de fuga de sua rotina.

mulher segurando taça de vinho rosê na banheira e suporte de livro

5. Mime-se com um presente especial

Se existe algo que nos faz bem é quando investimos naquilo que gostamos ou queremos tanto. Portanto, se você está esperando pelo melhor momento para se mimar, o momento é agora! Um presente para você mesma pode ser uma ótima opção de praticar o autocuidado e amor próprio.

No site da Capodarte, você pode encontrar nossa linha exclusiva Fatto Per Me. Em que é produzido um calçado exclusivo e único para você registrar e eternizar momentos especiais. Presentear-se quando estamos por muito tempo focados somente na necessidade de todos a nossa volta, pode ser o estímulo necessário para poder voltarmos a atenção para nós mesmas.

Isso engloba até mesmo um livro, um passeio para algum lugar, uma comida diferente e até mesmo flores.

6. Tire um tempo para reencontrar pessoas especiais

Sempre tem aquela pessoa da família ou amigos que faz um tempinho que não vemos, não é? Procure passar mais tempo com essas pessoas! Tire um final de semana para vocês se reencontrarem e colocar todas as conversas em dia. Além de muito divertido, é uma ótima ideia para tirar a tensão do corpo e da mente e relaxar.

Vocês podem ir a parques, cinema, shopping e fazer as coisas que mais gostam – o dia ficará muito especial e você terá ótimas memórias desse reencontro especial.

Com essas atividades, sem dúvidas você se sentirá renovada. Lembre-se sempre de pensar mais em você e dar mais atenção às suas necessidades. Além disso, é importante fazer essas atividades mesmo quando você não se sente tão exausta, assim você cuida da sua mente e estabelece limites para que não chegue a níveis extremos.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que adote nossas dicas o quanto antes. Confira o Instagram da Capodarte para encontrar mais conteúdos sobre moda e bem-estar.

Nos vemos no próximo post!

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