Paris é a capital da moda mundial, considerada um ícone por diversos estilistas e amantes da moda. Junto com a cidade do amor, outras capitais e grandes cidades ganham destaque no universo da moda, como Nova York e Milão. Confira a seguir os polos da moda e se inspire:
1. Paris
Há muitos anos Paris é conhecida como a referência da moda, afinal de contas é onde se encontram as maiores universidades de moda e escolas de alta costura. É dessa capital que surgem estilistas renomados como Elsa Schiaparelli (a rival de Coco Chanel). A título de curiosidade, este é o berço do estilo matelassê.
Veja abaixo algumas lojas de grife que você encontra na rua da moda em Paris:
- Balenciaga;
- Dior;
- Chanel;
- Chloé
- Givenchy.
2. Milão
A Itália é a maior exportador de tecidos do mundo e domina os setores de malhas e couro. É uma das capitais da moda por conta das inúmeras agências de modelo, é aqui que milhares de modelos se encontram a fim de conquistarem uma carreira renomada.
Além disso, é palco de diversos institutos de moda que formam estilistas renomados. Entre eles, Domenico Dolce, um italiano que estudou moda em Milão e lançou uma das marcas mais conhecidas mundialmente ao lado de Stefano Gabanna.
3. Nova York
Nova York é importante devido ao centro econômico (Bolsa de Valores de Wall Street), é sede da ONU e um conglomerado cultural. Por conta desses fatores, a moda recebeu muitos olhares, tanto que nasceu aqui as lojas de departamento e lançou marcas como Tommy Hilfiger, Calvin Klein e Marc Jacobs.
Além disso, é uma das 4 capitais que atrai mais editores de revista, celebridades, influenciadores digitais, estilistas, estudantes e compradores para a semana de moda.
É o local ideal para quem busca criatividade e inspirações culturais, já que, em apenas uma cidade, há norte-americanos, asiáticos, africanos, aborígenas, enfim, culturas do mundo inteiro.
4. Londres
Londres é conhecida pela moda alfaiataria, mas nunca abandonou o estilo despojado, excêntrico e criativo. Inclusive, aqui surgem diversas competições estilísticas que testam a modelagem, alta costura e criatividade dos londrinos.
A capital ainda é marcada por universidades renomadas, as quais graduam seus alunos e abrem portas para trabalhar em grifes como Prada e Louis Vuitton. É uma cidade elegante e com ar da realeza.
Confira as marcas que nasceram em Londres:
- Burberry;
- Alexander McQueen;
- Vivienne Westwood.
5. Madrid
Madrid tem palácios, flamenco e fontes, sendo o lar de desfiles de moda que lançam coleções e conceitos incríveis. É nessa cidade espanhola que nascem propostas alternativas, já que os estilistas jovens são usados e querem estabelecer a cidade como uma capital da moda.
Há bairros como Conde Duque que disponibilizam roupas artesanais e únicas. Enquanto em Salamanca encontram-se as lojas de luxo, Adolfo Domínguez e Roberto Verino, para citar alguns. É uma cidade que está em ascensão no mundo da moda e ganha espaço a cada semana de desfiles.
6. Amsterdã
Amsterdã é famosa pelos campos floridos e por lançar tendências, é uma das cidades mais promissoras do mundo da moda.
O talento holandês é notório a cada desfile, principalmente durante as semanas de moda que acontecem duas vezes ao ano, são palcos para o estilo urbano e sensual.
Assim como as cidades e capitais anteriores, ela também abriga diversas marcas em luxo, dessa vez o destaque é para Bvlgari e Tiffany & Co. Vale a pena ficar de olho nas coleções dessa cidade.
7. São Paulo
O Brasil também tem seu lugar garantido no mundo da moda e, dessa vez, com a grande São Paulo. A cidade foi berço das primeiras semanas de moda e desde então oferece um dos principais eventos anuais.
Estilistas internacionais marcam presença no Brasil, e eles buscam inspirações em conceitos elegantes e tropicais que os desfiles proporcionam.
Além do mais, a cidade abriga universidades de moda profissionais, escolas de alta costura, bordado em linha e modelagem. Isso atrai pessoas do Brasil inteiro, sendo assim um centro cultural.
8. Dubai
Dubai é conhecida como a cidade do luxo e ostentação, e na moda não seria diferente. A cidade fica nos Emirados Árabes Unidos e é lar de estilistas elegantes que vestem as princesas sauditas e as mais diversas mulheres elegantes.
Tornou-se um destino para estudantes de moda devido ao incentivo na educação. Há uma faculdade na área, e recebe influenciadores, empresários e muitos recursos para ultrapassar as outras capitais.
É uma oportunidade gigantesca para o desenvolvimento da carreira no Oriente Médio e conectar com o mundo, posteriormente.
Além do mais, Dubai atrai milhares de pessoas aos festivais de compras, semanas de moda e desfiles de marcas renomadas. A propósito, a cidade oferece os maiores centros comerciais do mundo, cerca de 1000 lojas com marcas americanas, europeias e asiáticas.
9. Shangai
Shangai é uma das grandes cidades da China que está em ascensão, isso acontece na moda e em diversas áreas do mercado, é uma megacidade que tornou-se polo da moda chinesa.
A título de curiosidade, é nessa cidade que aconteceu uma das primeiras semana de moda pela internet e que deu esperança as grifes de luxo pois, mesmo na pandemia, as chinesas continuaram a comprar artigos de alto padrão.
Shangai é palco de coleções baseadas no tradicionalismo chinês que equilibram com o estilo inovador dos jovens estilistas.
Gostou de conhecer as capitais da moda? Todas elas são inspiradoras para o mundo, cada uma à sua maneira. Por isso, continue acompanhando o blog da Capodarte para sempre se informar sobre esse universo.
Leia também: