Do formal ao informal, sempre elegante: saiba como usar a Bolsa Clutch

Com formas elegantes e construções de apaixonar, as bolsas Clutch – ou bolsas de mão, como também podem ser chamadas – são ótimos itens para criar um visual sofisticado. Inclusive para acompanhar mulheres no dia a dia, pois, ao contrário do que algumas podem pensar, o acessório funciona bem tanto em eventos formais, como no look festa, quanto nas ocasiões do cotidiano. Basta saber como usar.

Aliás, é sobre como usar a Bolsa Clutch que conversaremos nesse post. Continuando a leitura, você poderá entender quais são os elementos que ela traz ao visual e como harmonizá-los nos looks para noite e para o dia. Veja:

Desvendando a Bolsa Clutch

A bolsa Clutch é aquela de tamanho pequeno, sem alças,  que normalmente é carregada com as mãos. O nome “clutch”, inclusive, vem do verbo inglês para agarrar, já que é assim que interagimos com o acessório. Há, também, regiões que chamam esse acessório de “evening bag”, bolsa para a noite, por conta de sua natureza muito ligada aos looks para festas.

Falando sobre essa bolsa, você com certeza já tem a imagem de uma delas em mente. Entretanto, existem diferentes modelos para além dos que você imagina que podem acompanhar o estilo feminino. Das menores as maiores, das bem estruturadas até aquelas mais refinadas.

Se você pensa nas Bolsas Clutch apenas como acessórios para a noite, pode repensar o assunto.  Elas são capazes de valorizar diferentes visuais.

Bolsa Clutch – Como usar em diferentes looks

A versatilidade e a elegância da bolsa Clutch pode te acompanhar por diferentes ocasiões. Para não transformá-la em um peso no seu visual, é preciso estar atenta às outras peças da sua criação e tomar decisões que te auxiliem a harmonizar a sua composição. Dessa forma, tanto o look festa quanto o casual e elegante ficam coesos. Veja as dicas:

Bolsa Clutch para eventos

Aqui, é como se o acessório estivesse em seu ambiente natural. A festa durante a noite é perfeita para incrementar o visual com uma bolsa de mão pois ela adiciona facilidade e praticidade para ter sempre ao alcance o que uma mulher precisa para viver bem o momento. Entretanto, para garantir que ela adicione o toque certo de elegância, é preciso ter alguns pontos em mente.

Combine vestidos lisos com bolsas de mais detalhes

Se o protagonista do seu visual na festa é um vestido liso, de cor única, suave e sem grandes adicionais como pedras, costuras ou estampas, o melhor a fazer é equilibrar o visual com uma Clutch mais rica, que impressione por sua beleza. Pedrarias, brilho e glamour tomam conta da peça. Metalizado, estampado e texturizado são muito bem-vindos.

Combine vestidos estampados com bolsas lisas

Fazendo o caminho inverso, é possível acertar na combinação de vestido e bolsa quando o modelo protagonista do visual for outro. Caso opte por um vestido com estampas, cores emblemáticas ou com detalhes mais atraentes aos olhos, como brilho e pedrarias, é preciso equilibrar o visual escolhendo uma bolsa Clutch mais discreta, que não tire a atenção de você e do seu visual. Nesse caso, os modelos clássicos são a escolha correta.

Superfícies lisas, cores discretas, formatos contidos e sem muitas surpresas. O básico, aqui, é o que impressiona, sem nunca perder sua elegância e personalidade.

Vestidos longos pedem por peças sofisticadas

Os vestidos longos são, por natureza, mais refinados do que os outros modelos. Por esse motivo, você deverá apostar em uma bolsa Clutch que acompanhe esse visual muito bem. Mais uma vez, as escolhas clássicas, de designs icônicos, ganham destaque por sua versatilidade e elegância. Nos pés, o visual é finalizado com sandálias igualmente clássicas, que despertam encanto por sua beleza e delicadeza.

Com esse combo, você poderá desfilar requinte, feminilidade e sofisticação por onde passar.

Vestidos curtos abrem espaço para bolsas diferenciadas

Se você prefere vestidos de comprimento menor para o seu visual nas festas, pode optar por bolsas Clutch que tragam elementos modernos e exuberantes ao visual. Bolsas com materiais mais estruturados, com maior brilho e aquele visual cheio de atitude percebido por todos ao redor, sempre arrancando elogios, são ótimas opções.

Bolsa Clutch nas composições casuais

A versatilidade e a beleza dessa bolsa compacta encanta tantas mulheres que hoje, naturalmente, elas não são vistas apenas no ambiente das festas. Para suas criações casuais, como a ida ao trabalho, o acessório se encaixa perfeitamente e permite, mais uma vez, ter o essencial ao alcance das mãos. Além disso, a bolsa é capaz de valorizar o seu visual.

Para tanto, a escolha mais comum é a Bolsa Clutch do tipo envelope, que tem um formato ainda mais compacto, capaz de ser levado para diferentes lugares sem perder a sua praticidade. Materiais como o couro sintético ou ecológico são preferíveis e, quanto à cor, não há restrições: você pode escolher tons que vão bem com tudo, como o preto e o nude, ou as mais vibrantes, que cabem perfeitamente no estilo casual.

Como esses looks têm o conforto e o bem-estar em destaque, você pode tranquilamente apostar em sapatos femininos mais casuais, como as sandálias, rasteiras e sapatilhas que, se harmonizados em uma paleta de cores condizente, eles podem casar perfeitamente com a Clutch casual da sua criação.

Quando não usar a Bolsa Clutch

Na realidade, a bolsa Clutch não tem grandes limitações no visual. Como você pode ver, ela consegue ser bem aproveitada em situações totalmente diferentes, e isso se deve ao fato de ela ser, acima de tudo, um acessório prático, que traz facilidade para a mulher, ao mesmo tempo que incrementa o visual.

Pensando nisso, o único momento em que você talvez não deva usar a Clutch é quando você precisar realmente de espaço. Analisando a rotina das mulheres, fica claro que não é sempre que um acessório compacto é o melhor para carregar o que precisamos ter ao alcance das mãos. Nesse caso, outros estilos de bolsas como as Tote Bag e Shopper Bag podem ser melhores opções.

Com essas dicas em mente, você já é capaz de fazer novas criações com esse acessório tão versátil e elegante. Se gostou de aprender como usar a Bolsa Clutch com o blog Capodarte, confira outros conteúdos disponíveis por aqui e continue descobrindo as tendências que te ajudam a criar os melhores visuais.

Para não perder as novidades, siga o Instagram da Capodarte e receba sempre as nossas atualizações.

Nos vemos logo!

Veja também: Como limpar bolsa de couro: dicas e materiais seguros

Avalie este post